Hoje em dia é muito difícil fazer qualquer negócio crescer e não é diferente no ramo das lavanderias. Segundo o Sindilav há aproximadamente 8 mil lavanderias em operação. Esse é um dos segmentos que mais cresce no Brasil e se destacar de seus concorrentes é um fator crucial para o seu negócio crescer. Saiba agora 10 dicas muito importantes que vão influenciar drasticamente no crescimento de sua lavanderia:

#1 – Ofereça uma qualidade compatível com o seu preço

Se você quer cobrar um preço mais barato do que a concorrência, então utilize produtos químicos mais baratos e peça um prazo maior para a entrega da roupa. Não queira ganhar no preço e na qualidade. É uma coisa ou outra. Não fique em cima do muro. Por outro lado, se você quer oferecer serviços de qualidade, utilizando bons (e caros) produtos químicos e prazos de entregas bem curtos, então cobre mais caro por isso. Tem mercado para todos.

#2 – Ofereça serviços extras

Oferecer serviços extras pode aumentar o seu faturamento e trazer novos clientes para sua lavanderia, assim você fideliza seu cliente antigo e atrai novos clientes para a lavanderia. Exemplos de serviços extras: Consertos de roupas, sapataria, venda de produtos de limpeza, tingimento, etc…

#3 – Conheça seu público alvo

Este ponto é um passo muito importante para qualquer empresa. Entender o perfil do cliente é extremamente importante para definir uma estratégia de comunicação eficiente e é também uma forma de se aproximar de seu cliente. Para entender seu “target” você deve saber dificuldades, dores, desejos e suas constantes mudanças de opinião.

#4 – Faça um bom marketing Digital

Ter uma boa estratégia de Marketing é essencial para o crescimento de  qualquer área quando se quer empreender. Um bom esforço de Marketing Digital hoje em dia é crucial para obter sucesso no mercado, pois entender os problemas e gerar desejo em seu público alvo acarretará em mais serviços para a sua lavanderia. Desta forma, você estará um passo à frente da sua concorrência, mostrando autoridade e podendo conquistar o mercado mais rápido. Crie conteúdo direcionado ao seu cliente nas redes sociais e blog, invista em anúncios pagos no Google Ads, Facebook e Instagram. O custo é muito baixo e o retorno é muito rápido.

#5 – Tenha conhecimento técnico

Para ser um bom gestor de lavanderia, você precisa conhecer detalhadamente todos os processos de uma lavanderia. Você deve ter um bom conhecimento técnico sobre processos de lavagem dos tecidos, lavagem a seco e wet cleaning. Deverá saber também como remover as principais manchas que aparecem no dia a dia da lavanderia. Se for possível, contrate uma consultoria técnica, que vai te ensinar as melhores práticas de lavagem e passadoria. Ao dominar bem a área técnica, você irá garantir a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

#6 – Invista em bons equipamentos

Sua lavanderia precisa ter alta produtividade para conseguir atender a uma alta demanda. Mas para conseguir isso, você deverá ter boas e grandes lavadoras e secadoras industriais. Não utilize máquinas domésticas em lavanderias, pois elas consomem muita energia elétrica e água, tem baixa produtividade e quebram facilmente. O ideal para começar uma lavanderia doméstica é ter, pelo menos, uma lavadora industrial extratora de 20kg e uma secadora industrial de 15kg. Para uma lavanderia industrial, o ideal é ter, pelo menos, lavadoras e secadoras de 50kgs. Em uma lavanderia hoteleira é muito importante ter também uma calandra para passar as peças planas (lençóis e fronhas).

#7 – Contrate uma equipe capacitada e treine sua equipe

Em qualquer área do mercado é primordial ter uma equipe de funcionários bem treinados e qualificados,  isto é um pré-requisito para garantir o sucesso de sua empresa. Mas quais são os benefícios que isso trará para a sua Lavanderia?

  • Quando a equipe se sente valorizada por receber treinamentos, capacitações profissionais e incentivos, os colaboradores trabalham com mais motivação e, consequentemente, deixando o ambiente mais agradável;
  • Reduz custos, pois previne o desperdício de material e o refazer de uma tarefa;
  • Aumenta a produtividade, visto que o colaborador não vai precisar refazer a tarefa;
  • Reduz a rotatividade de seus funcionários;
  • Une a sua equipe e incentiva o trabalho em grupo;
  • Mantém o funcionário sempre atualizado.

#8 – Faça uma gestão profissional

Utilize um bom software de gestão para você poder controlar suas receitas, despesas, fluxo de caixa, lucro, histórico de clientes e diversos outros recursos que um bom software oferece. Ter um Software de gestão para sua lavanderia, hoje em dia é fundamental, pois ele facilita o seu acesso aos processos comerciais, financeiros e operacionais. Assim você otimiza o seu tempo e  pode monitorar de perto sua lavanderia. Com o SWL você tem todas essas facilidades online e a qualquer momento. Se interessou? Clique aqui  e agende uma demonstração.

#9 – Planos Mensais, Pacotes e Cartão fidelidade

Uma maneira de aumentar o seu faturamento é oferecer Planos Mensais e Pacotes. Neste modelo de serviço, você consegue captar clientes que possuem demandas de roupas do dia a dia. Os Planos Mensais são uma excelente maneira de você poder faturar de maneira recorrente. Entenda as vantagens aqui. O SWL tem um excelente módulo de gestão de planos mensais e pacotes. Conheça mais sobre a funcionalidade clicando aqui, aqui aqui. O SWL também possui um módulo de cartão fidelidade. Nele, o seu cliente acumula pontos e, posteriormente, pode trocar a pontuação acumulada por Vouchers de desconto. Desta maneira você conseguirá fidelizar o seu cliente e ganhar novos clientes também.

#10 – Reduza o seu custo

Para conseguir crescer de maneira sustentável, tenha como foco reduzir o custo operacional da lavanderia. É necessário trabalhar sempre pensando em equilibrar seus custos com a qualidade oferecida. Uma dica para reduzir custos é fazer um poço de água ou fazer o seu reuso, clique aqui para ler o nosso artigo sobre isso.

 

 

 

Todos nós, empresários, temos sempre que pensar no crescimento sustentável da nossa empresa. Aumentar as vendas, reduzir custos, melhorar os processos e aumentar a produtividade da operação tem que ser os objetivos principais do nosso dia a dia. O lucro é consequência disso tudo.

 

 

Alexandre Maruff

Fundador Sistema SWL

alexandre@sistemaswl.com.br

www.sistemaswl.com.br

 

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