Cerca de 70% dos brasileiros estão conectados à internet. Conforme os dados do Google AdWords há de 100 mil à 1 milhão de pesquisas mensais sobre lavanderias, por isso ter uma presença online é essencial para que sua lavanderia alcance mais clientes. Segue abaixo algumas dicas de como criar uma boa presença na web:

#1 – Defina seu Público alvo e pesquise sobre os seus concorrentes

 

Seja qual for o ramo, qualquer posicionamento efetivo no mercado requer certa pesquisa, a mesma pode mudar em cada caso. No entanto, sua importância é imprescindível para se ter o devido sucesso; e com as lavanderias não é diferente. Nada melhor do que saber com quem se está trabalhando, um dos principais pontos na hora de fazer o marketing de sua lavanderia é conhecer seus clientes. Muitos empresários não tem isso definido, o que os fazem perder foco e custa esforços desnecessários, sabotando suas metas e atrasando seus objetivos. 

Descobrindo gênero, faixa etária, condição financeira e afins, você entenderá os problemas do cliente para então poder solucioná-los e assim aumentar o faturamento da sua lavanderia. Para isso, pesquise os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, saiba quais serviços eles prestam, seus preços, atendimento e etc. Isso é fundamental para que se compreenda um público alvo apropriadamente e com isso diferenciar-se da concorrência, ganhando assim um destaque e traçando estratégias mais eficientes, otimizando esforços e gastos.

 

#2 – Tenha um bom site

 

Com o avanço da tecnologia, ter um site se tornou crucial para qualquer negócio, pois se gera muito mais visibilidade para a empresa (e até confiabilidade). Além disso, os futuros clientes procuram sua empresa através de sites e redes sociais muito antes de procurar de fato sua lavanderia, por isso não ter site pode afastar clientes em potencial. O site em si demanda, basicamente, uma breve apresentação de sua empresa, vantagens de utilizar seus serviços, redes sociais, contato e uma chamada de ação que o leve diretamente para o seu canal de vendas, como por exemplo, o Whatsapp da sua Lavanderia. Tais informações servirão para o cliente conhecer ao máximo a sua empresa com poucos minutos de navegação.

 

#3 – Crie um Blog

 

Uma pesquisa feita em 2016, aponta que empresas que utilizam Blog para gerar conteúdo aumentam 3,7 vezes mais visitas em seu site. Com um Blog você pode gerar conteúdo e, através disso, agregar valor a empresa, logo, mais pessoas conhecerão o seu negócio e, principalmente, com um baixo custo de investimento. 

 

#4 – Crie uma presença nas mídias sociais

 

Ter uma boa presença online hoje em dia é indispensável para o rendimento de um negócio. Afinal, cerca de 130 milhões de brasileiros têm Facebook e/ou Instagram. Pense em redes sociais como vitrines, é onde as pessoas vão ver os seus serviços. Por isso é importante sempre deixá-las mais atrativas possível.

 

#5 – Por que ter um Linkedin?

Se a sua Lavanderia for industrial, o Linkedin é uma ótima opção para você poder divulgar os seus serviços. Esta rede social é focada no mundo corporativo. Lá se encontram os empresários, diretores e gerentes, que são as pessoas que efetivamente contratam os serviços de Lavanderia para as suas empresas.

Além de prover mais visibilidade para sua lavandeira, o Linkedin também ajuda em sua estratégia de SEO, com o uso de palavras-chaves do seu segmento, você aumenta as chances de sua empresa ser encontrada. Essa rede social, como todas as outras, disponibiliza métricas de seu perfil e suas postagens, para você saber como está indo seu engajamento. Se você trabalha com o segmento de lavanderias industriais, saiba que 94% das pessoas que contratam serviços B2B pesquisam online, o que faz do Linkedin mais uma oportunidade para se promover. Gerando um conteúdo relevante sua empresa adquire ainda mais credibilidade e visibilidade.

 

#6 – Planeje seu conteúdo 

 

Inbound Marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, atrai e obtém informações de clientes em potencial através da criação de conteúdos relevantes. Esse marketing faz o cliente vir até você sem muito esforço e tem um ótimo custo-benefício, pois o investimento é baixo (60% mais barato do que os métodos convencionais), e ainda assim, converte muito mais pessoas do que o marketing tradicional. 

Veja agora alguns exemplos de posts no feed e stories para você se inspirar em suas redes sociais:

  •  Feed:

    1. Fotos de antes e depois das roupas lavadas

    Fonte: https://www.instagram.com/oficinadaroupalavanderia/

    Com isso os clientes vão ver a qualidade dos seus serviços e vão lhe procurar para mais informações.

    2. Promoções exclusivas para aniversariantes do mês

Fonte: https://www.5asec.com.br/blog

Quem não adora uma promoção? Todo mundo adora uma promoção ainda mais em seu mês de aniversário. Com esse gatilho mental, você vai gerar um impulso para o seu cliente contratar o seu serviço.

       3. Promoção dos Planos Mensais e Pacotes

Fonte: https://www.facebook.com/finotratolavanderiaemmongagua/

Dê visibilidade aos seus planos mensais e pacotes, pois assim o cliente conhece melhor a sua empresa e  vocês terão um relacionamento mais promissor.

     4. Depoimento de cliente

Na publicidade, é chamado de prova social, também é conhecido como marketing boca-a-boca, você deve usar esse gatilho sempre que puder, pois, dessa forma o seu cliente faz a publicidade para você. Use os comentários dos seus clientes a seu favor, poste-os!

    5. Sorteio de serviços

Sorteio é um dos modos mais fáceis de gerar engajamento, com ele você aumenta seu tráfego online e gera leads.

    6. Divulgação de serviços complementares

Um outro ótimo exemplo é a divulgação de serviços complementares, pois os seus serviços complementares podem ser a solução para um problema do cliente.

    7. Cupons de desconto

Com um cupom de desconto para as redes sociais você fideliza os seus atuais cliente e atrai novos.

  • Stories:

  1. Indicações

Grave vídeos de clientes indicando a sua lavanderia e poste nos stories. Como foi falado acima, essa ação gera bastante engajamento, porque esse tipo de post tem a mesma carga emocional que o boca-a-boca.

  1. Bastidores

Mostre um pouco de seus bastidores nos stories para gerar uma conexão maior com o seu cliente.

  1. Responda dúvidas

Tire as dúvidas de seus seguidores, com isso você conhece os problemas da sua audiência e mostra que sua empresa se importa com as dúvidas deles.

  1. Chamada para ação

Use a chamada para ação para levar o seu cliente para o seu whatsapp.

#7 – Invista em anúncios

90% das pessoas entram na internet por mecanismos de busca, e cerca de 80% navega em blogs e mídias sociais em busca de informação através de plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Blogs, Instagram, etc; Você pode deixar a sua lavanderia visível na internet investindo pouco, dependendo dos meios que utilizar,  você pode até anunciar grátis, assim construindo uma boa presença online. 

#8 – Google Ads 

É uma plataforma para criar anúncios do google, por meio desta é possível criar anúncios de pesquisa, de Display, no Youtube, Play Store e Gmail. Com essa ferramenta de tráfego pago, os resultados são mais rápidos do que com o tráfego  orgânico, ele mede a taxa de conversão e traz potenciais clientes em todos os estágios do seu funil de vendas. As estratégias de SEO e marketing de conteúdo complementam o uso de Google Ads, assim gerando mais engajamento para a sua empresa.

 

O Marketing digital transforma a internet em uma vitrine muito rentável, por isso use-o a seu favor.

Comments (1)

muito TOP!!!
parabéns para equipe SWL!!! texto fácil de ler e muito didático!!!
ansiosa para novos posts!

Samantha Maruff 24 de agosto de 2020

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