Todas as vezes que converso com os gestores de lavanderias sobre o modelo de planos mensais e pacotes, sinto um certo receio deles, pois a margem de lucro destes serviços, são menores.

Mas tenho visto que este modelo de negócio já se espalhou em lavanderias de todo o Brasil e, se você não começar a pensar em implementar este modelo na sua lavanderia, você pode ficar para trás. Os planos e pacotes mensais são uma das maneiras de você poder aumentar as vendas em sua lavanderia .

Primeiramente, vamos entender as diferenças entre planos mensais e pacotes:

  1. Planos Mensais: O cliente da lavanderia tem direito a uma quantidade fixa de itens por mês (ou por semana). Em contrapartida, deve pagar mensalmente um valor fixo. Este sistema possui uma recorrência automática, ou seja, todos os meses (ou semanas) são liberados novos itens para o cliente;
  2. Pacotes: O cliente compra uma determinada quantidade de serviços para utilizar em um período, por exemplo, lavagem de 10 ternos em até 60 dias. Neste sistema não há recorrência automática, ou seja, quando acabarem as 10 lavagens, o cliente terá que comprar mais pacotes.

Os planos mensais e pacotes possuem vantagens e desvantagens. Muitos empresários têm analisado este modelo apenas nas desvantagens, por receio ou por falta de informação. Vamos falar um pouco das vantagens? 

 

Vantagens dos planos mensais e pacotes em lavanderias.

1- Recorrência de pagamentos: Esta é uma realidade de vários mercados. Você saberá quanto e quando irá faturar e por quanto tempo, melhorando a previsibilidade do seu fluxo de caixa.

2- Controle de demanda: Sabendo qual é a sua demanda, você conseguirá prever melhor a quantidade de funcionários e controlar sua matéria prima. Assim você evita horas-extras ou funcionários ociosos. Evita também a compra exagerada de produtos químicos ou a falta deles.

3 – Ganhos extras: Você poderá cobrar os valores da sua tabela de preços padrão, para os itens não oferecidos nos planos, aumentando assim a sua margem de lucro.

4 – Fidelização dos clientes: Ao oferecer este modelo, você conseguirá manter o seu cliente por perto e pagando com regularidade. A probabilidade de perder o cliente é menor quando ele contrata serviços recorrentes, pois ele já está ciente e preparado para pagar aquele valor.

5 – Crescimento sustentável: A cada plano vendido, a empresa cresce naturalmente se baseando em uma receita mensal pré-determinada.

Como funcionam os planos mensais e pacotes em lavanderias?

Planos Mensais

O objetivo do plano mensal é lavar apenas itens do dia-a-dia, que são peças fáceis e rápidas de manusear na hora da lavagem e da passagem. Evite oferecer ternos, roupas de cama, vestidos, tapetes e cortinas em planos mensais. Fidelizando o cliente com o plano mensal, automaticamente ele trará roupas mais caras para lavar na sua lavanderia.

Existem duas maneiras de trabalhar com os planos mensais em lavanderias. Uma maneira é fazer um controle mensal, onde o cliente pode levar um número limitado de peças por mês, sem limites semanais. A outra maneira é limitar a quantidade de peças por semana.

O ideal é fazer o controle semanal, ou seja, definir uma quantidade de itens por semana, por exemplo, 40 itens semanais. Assim você evita que o seu cliente passe o mês todo sem levar nenhuma peça e leve apenas no final do mês, o que vai causar um tumulto na produção da lavanderia, correndo o risco de gerar horas-extras e atrasos nos serviços de outros clientes. Quando você oferece planos semanais, você consegue ter um controle maior sobre todo o seu processo produtivo, pois saberá exatamente quantas peças por semana você precisará processar.

Nos planos mensais, é necessário “impor” algumas regras para que não hajam perdas para a lavanderia. O que mais tenho visto é a utilização de duas regras:

  1. Limite de peças específicas, por exemplo, X camisas sociais por semana (ou por mês).
  2. Exclusão de itens, por exemplo, excluir a higienização de ternos, vestidos, edredons, etc.

Uma dica importante: Não abaixe demais o preço médio do item. Evite trabalhar com menos do que R$ 3,50 por peça. Já vi várias lavanderias cobrarem menos do que R$ 2,00 por item lavado e passado. O final destas lavanderias é quase sempre o mesmo: Fechar as portas.

Importante: Sempre trabalhe com contrato assinado. Assim você não corre o risco de trabalhar de graça para seu cliente. Especifique detalhadamente a quantidade de itens que seu cliente tem direito a lavar, limites de quantidade de determinados itens, exclusões de certos itens, datas e formas de pagamentos, período mínimo de duração do contrato e multa rescisória em caso de cancelamento de contrato.

Pacotes

O sistema de pacotes é mais simples do que os planos mensais. Basta definir quais itens fazem parte do pacote e, a partir da venda, fazer o controle de utilização do cliente.

É necessário também impor um limite de tempo para a utilização do pacote. Assim, o seu cliente terá mais “pressa” em utilizar o pacote e, consequentemente irá adquirir outro.

Em relação aos preços, geralmente as lavanderias oferecem 15% de desconto em relação ao preço do item unitário. Por exemplo, se a lavagem do terno avulso custa R$ 35,00, o pacote com 10 ternos custará R$ 297,50 ( R$ 29,75 cada terno). É importante sempre cobrar antecipado no momento da venda do pacote.

Exemplos de pacotes:

  • 10 ternos (prazo máximo sugerido 60 dias);
  • 10 ternos e 5 camisas sociais (prazo máximo sugerido 60 dias);
  • 30 itens do dia-a-dia (prazo máximo sugerido 30 dias);
  • 4 jogos de roupa de cama (prazo máximo sugerido 30 dias).

Controles necessários para os Planos Mensais e Pacotes

O SWL possui um módulo completo de controle de planos mensais e pacotes. Vou mostrar o que é necessário fazer para conseguir controlar e analisar a rentabilidade do trabalho.

  1. Você deve configurar todos os pacotes e planos mensais antes de começar a vender para os seus clientes. Deve escolher um nome para o plano, valor a ser cobrado, prazo mínimo de contrato e quantidade de itens.
    Configuração dos Planos no SWL

     

  2. Fazer a venda para o cliente: No momento da venda do plano mensal ou pacote para o cliente, você deve registrar a data exata que começará a valer a contagem dos itens e o dia de vencimento da mensalidade
  3. Gerar o atendimento e registrar a entrada dos itens na lavanderia: Neste momento, o atendente deverá estar ciente da quantidade de itens que o cliente já consumiu e o saldo a consumir. Abaixo, você pode ver como o SWL fornece essa informação:
    Controle do atendente no SWL

     

  4. Mensalidade: Você deve ter o controle exato de todas as mensalidades. Você deverá controlar as mensalidades que já foram pagas e, principalmente, as que estão em atraso. O SWL possui um excelente recurso de debitar automaticamente o pagamento do plano no cartão de crédito do seu cliente. Basta cadastrar os dados do cartão de crédito dele e, automaticamente, o SWL irá fazer a cobrança mensal.
    Página de Mensalidades nos Planos Mensais

     

  5. Dashboards: o SWL possui duas dashboards exclusivas para planos mensais e pacotes. Nelas, você poderá encontrar diversos gráficos que irão te ajudar na gestão da sua lavanderia e nas tomadas de decisões. Nelas, você poderá ver faturamentos, tickets médios, quantidades de planos e pacotes vendidos por mês, os planos e pacotes mais vendidos, e muito mais! Temos um artigo que mostra diversas métricas que você deve controlar nas receitas recorrentes.
    Dashboard Pacotes no SWL

     

    Dashboard Planos Mensais no SWL

Em nosso canal no Youtube você consegue ver mais sobre os módulos de planos mensais e pacotes clicando aqui , aqui , aqui e aqui.

 

 

 

O ideal é balancear as vantagens e as desvantagens com os planos mensais e pacotes, e ver se encaixa no perfil do cliente. Eu sempre acredito que o equilíbrio é a chave do sucesso.

Imagine você, com o controle de todas as informações dos planos mensais e pacotes de seus clientes de forma simples e clara. O sistema SWL tem um excelente módulo que pode fazer com que você, de agora em diante, domine essas informações. Vale a pena conferir!

Clique aqui e converse diretamente em nosso Whatsapp.

 

 

 

 

Alexandre Maruff

CEO & Founder Sistema SWL

alexandre@sistemaswl.com.br

www.sistemaswl.com.br

(32) 9 8896-8696

Comments (3)

boa tarde, Alexandre

tenho planos mensais mas com controle de saldo de peças contratado, assim que este saldo seja totalmente consumido/excedido pelo cliente o mesmo será avisado (whatsapp) , acabei chamando esta opção de pacotes, seu sistema comtempla este cenário ?

JOÃO LUIZ MANGOLINI 17 de janeiro de 2020

Bom dia, João.

O Sistema SWL possui um módulo completo para realizar a gestão dos planos mensais. Entre em contato pelo Whatsapp (32) 9 8896-8696 ou pelo e-mail contato@sistemaswl.com.br e vamos agendar uma demonstração.

Alexandre Maruff 7 de fevereiro de 2020

Ja trabalho com esse sistema de pacotes a 6 anos.
Pacote de 200 pecas ( 4 serviços de 50 pecas). $ 700,00.
Apenas 4 serviços , nunca com data fixa pois tem meses de 5 semanas nesse caso vc leva prejuízo.
Se o cliente prefere uma data fixa ele paga de acordo com a quantidade de serviços. Ex 5 serviço 700/4 = 3.50.
Ele ira pagar $875,00 .
Obs: somente roupas do dia /dia.
Tudo fora dos itens pre estipulados é cobrado separadamente.

Lavanderia Speed Wash Guaira S/p 17 33313668 4 de setembro de 2020

Deixe seu comentário