Todas as vezes que converso com os gestores sobre o modelo de planos mensais em lavanderias , sinto um receio deles, pois a margem de lucro é menor.

Mas tenho visto que este modelo de negócio está se espalhando em lavanderias de todo o Brasil. Se você não começar a pensar em implementar este modelo na sua lavanderia, pode ficar para trás. Os planos mensais em lavanderias possuem vantagens e desvantagens. Muitos empresários tem analisado este modelo apenas nas desvantagens, por receio ou por falta de informação.

Vantagens dos planos mensais em lavanderias.

1- Recorrência de pagamentos: Esta é uma realidade de vários mercados. Você saberá quanto e quando irá faturar e por quanto tempo, melhorando seu fluxo de caixa..

2- Controle de demanda: Sabendo qual é a sua demanda, você consegue prever melhor a sua força de trabalho e controlar sua matéria prima. Assim você evita horas-extras ou funcionário ocioso. Evita também a compra exagerada de produtos químicos ou a falta deles.

3 – Ganhos extras: Você poderá cobrar os valores da sua tabela de preços padrão para os itens não oferecidos nos planos, aumentando sua margem de lucro.

4 – Fidelização do clientes: Ao oferecer este modelo, você conseguirá manter o seu cliente por perto e pagando com regularidade. A probabilidade de perder o cliente é menor quando ele contrata serviços recorrentes, pois ele já está ciente e preparado para pagar aquele valor.

5 – Crescimento sustentável: A cada plano vendido, a empresa cresce naturalmente se baseando em uma receita mensal pré-determinada.

Como funcionam os planos mensais em lavanderias?

Existem duas maneiras de trabalhar com os planos mensais em lavanderias. Uma maneira é fazer um pacote mensal, onde o cliente pode levar um número limitado de peças por mês, sem limites semanais. A outra maneira é limitar a quantidade de peças por semana.

O que mais tenho visto é a utilização de duas regras:

  1. Limite de peças específicas, por exemplo, X camisas sociais por semana (ou por mês).
  2. Exclusão de itens, por exemplo, excluir a higienização de ternos, vestidos, edredons, etc.

Importante: Sempre trabalhe com contrato assinado. Assim você não corre o risco de trabalhar de graça para seu cliente. Especifique detalhadamente a quantidade de itens que seu cliente tem direito a lavar, limites de quantidade de determinados itens, exclusões de certos itens, datas e forma de pagamento, período mínimo de duração do contrato e multa rescisória em caso de cancelamento de contrato.

O ideal é pesar as vantagens e as desvantagens com os planos mensais em lavanderias.

Eu sempre acredito que o equilíbrio é a chave do sucesso.

O Sistema SWL tem um excelente módulo que faz o controle de todas as informações dos planos mensais dos seus cliente. Vale a pena conhecer!

 

 

Alexandre Maruff

CEO & Founder Sistema SWL

contato@sistemaswl.com.br

(32) 9 8896-8696

Deixe seu comentário