Você sabe qual é a diferença entre lavanderias domésticas e industriais?

Você está querendo comprar ou montar uma lavanderia e não tem experiência na área?

Vejo vários casos de pessoas que abrem uma lavanderia sem nenhum planejamento. Geralmente acham que lavanderia é apenas uma lavadora e um ferro de passar, mas a realidade é bem diferente.

Então, para quem está pensando em abrir ou comprar uma lavanderia, vai aqui uma explicação:

 

Lavanderias domésticas:

Atendem principalmente à clientes Pessoa Física. São as lavanderias que lavam roupas de cama, edredom, terno, tapetes, calça, camisa, vestidos e etc.

As lavanderias domésticas podem fazer a lavagem a água, a seco ou wetcleaning. Podem também trabalhar com todos os modelos.

As principais características são o baixo custo de investimento, pois os equipamento são de menor capacidade e menor volume de serviços, devido ao fato de que não é comum (praticamente impossível) ter clientes que mandam milhares de peças por mês.

As lavanderias domésticas geralmente possuem lavadoras e secadoras de 15kg a 30kg. Não é necessário ter máquinas maiores, devido ao baixo volume de peças quando comparadas às lavanderias industriais. O setor mais lento de uma lavanderia doméstica é a passadoria, por isso é muito importante ter boas bancas de passar profissionais, o que garante uma boa melhoria na produtividade. 

As lavanderias domésticas, por trabalharem com equipamentos e máquinas menores, geram um menor custo operacional e possuem menor produtividade, se comparadas às lavanderias industriais. O consumo de energia elétrica, água, aluguel e mão-de-obra são os maiores custos de uma lavanderia doméstica.

Entretanto, as lavanderias domésticas possuem um percentual de lucro maior do que as lavanderias industriai. Porém, isso pode mudar se não houver um bom gerenciamento. Mas atenção, um percentual maior não quer dizer um lucro (R$) maior. A receita bruta de uma lavanderia doméstica é quase sempre menor do que uma lavanderia industrial.

Geralmente, nas lavanderias domésticas, os custos fixos são mais altos e os custos variáveis são mais baixos. Por isso, a meta deve ser sempre aumentar as vendas para, consequentemente, aumentar o lucro.

Lavanderias industriais

Se dividem em vários tipos. Podem ser lavanderias hospitalares, de industrias, hoteleiras, beneficiamento de jeans, toalheiras e geral. 

  • Lavanderias Hoteleiras: Atendem a hotéis. São responsáveis pela gestão completa do enxoval do Hotel. Lavam, secam e passam lençóis, viróis, fronhas, toalhas de banho, rosto e piso, cobertores, edredons, uniformes dos funcionários, etc.
  • Lavanderias para indústrias: Atendem a indústrias. Fazem a gestão dos uniformes dos funcionários. Geralmente é necessário fazer a rastreabilidade do item . Podem também fazer a higienização de EPIs, estopas e panos de limpeza.
  • Lavanderias Hospitalares: Atendem a Hospitais. Fazem a higienização das rouparias de centros cirúrgicos, lençóis, fronhas, EPIS, etc. É necessário seguir diversas regras impostas pela Vigilância Sanitária. É sempre obrigatório ter o certificado da ANVISA.
  • Lavanderias de Jeans: Faz o processamento do Jeans para as lojas finais.
  • Toalheiras: Atendem a salões de cabelereiro e Petshop. Geralmente as lavanderias toalheiras fazem o aluguel das toalhas para estes mercados.
  • Geral: São as lavanderias que atendem a diversos tipos de mercados, como churrascarias, clubes, restaurantes, clínicas de estética, etc.

Uma lavanderia industrial pode ser de vários tipos, por exemplo, uma mesma lavanderia pode ser hoteleira, hospitalar e toalheira.

O que define uma lavanderia industrial é a alta capacidade produtiva. São utilizadas máquinas de grande porte. O investimento inicial de uma lavanderia industrial é grande, pois os equipamento são robustos, precisa de um grande estoque de água (conheço lavanderias que consomem 700 mil litros de água por dia), um bom poço artesiano e um amplo galpão para realizar os trabalhos.

As máquinas necessária para produzir em larga escala são:

  1. Lavadoras extratoras: Geralmente de 50kg e 100kg;
  2. Secadoras: Geralmente de 50kg e 100kg;
  3. Calandras para passadoria de roupas planas;
  4. Bancas de passar profissional com caldeira;

Outro ponto importante é ter uma estação de tratamento de efluentes, pois pode ter certeza que a Secretaria de Meio Ambiente vai exigir.

Precisam também de uma boa frota de carros para fazer a coleta/ entrega nos clientes.

Uma boa estratégia para reduzir custos operacionais é ter uma boa caldeira e produzir vapor para aquecer a água, secadoras e calandras.

O volume de serviços é maior do que nas lavanderias domésticas, o percentual de lucro é bem menor e a produtividade precisa ser muito alta. Entretanto, o faturamento pode ser bem maior do que uma lavanderia doméstica.

Cuidado ao tentar ganhar concorrência com um preço muito baixo, pois dependendo da quantidade de itens, poucos centavos por peça podem gerar um prejuízo grande na operação. Por isso, o gerenciamento de custos precisa ser levado muito à serio!

 

 

Espero ter ajudado!

 

 

Alexandre Maruff

CEO & Founder Sistema SWL

alexandre@sistemaswl.com.br

(32) 9 8896-8696

Leave a comment