Você sabe qual é a diferença entre uma lavanderia doméstica e industrial?

Você está querendo comprar ou montar uma lavanderia e não tem experiência na área?

Vejo vários casos de pessoas que abrem uma lavanderia sem nenhum planejamento.

Geralmente acham que lavanderia é apenas uma lavadora e um ferro de passar, mas a realidade é bem diferente.

Então, para quem está pensando em abrir ou comprar uma lavanderia, vai aqui uma breve explicação.

Existem vários tipos de lavanderias, entre eles, lavanderias domésticas e industriais. Explicarei algumas características que as diferenciam.

Lavanderias domésticas:

Atendem principalmente à clientes Pessoa Física. São as lavanderias que lavam roupas de cama, edredom, terno, tapetes e etc.

As principais características são o baixo custo de investimento, pois os equipamento são de menor capacidade e menor volume de serviços, devido ao fato de que não é comum (praticamente impossível) ter clientes que mandam milhares de peças por mês.

As lavanderias domésticas geram um menor custo operacional e possuem menor produtividade, se comparadas às lavanderias industriais.

Geralmente, o  percentual de lucro é maior do que os outros tipos de lavanderias, mas isso pode mudar se não houver um bom gerenciamento. Mas atenção, um percentual maior não quer dizer um lucro (R$) maior. A receita bruta de uma lavanderia doméstica é quase sempre menor do que uma lavanderia industrial.

Geralmente, nas lavanderias domésticas, os custos fixos são mais altos e os custos variáveis são mais baixos. Por isso, a meta deve ser sempre aumentar as vendas para, consequentemente, aumentar o lucro.

Lavanderias industriais

Se dividem em vários tipos. Podem ser lavanderias hospitalares, hoteleiras, beneficiamento de jeans e lavanderias que atendem a salões de cabelereiro, churrascarias, petshops, indústrias em geral, etc.

O que define uma lavanderia industrial é a alta capacidade produtiva. São utilizadas máquinas de grande porte. O investimento inicial de uma lavanderia industrial é grande, pois os equipamento são robustos, precisa de um grande estoque de água (conheço lavanderias que consomem 700 mil litros de água por dia), um bom poço artesiano e um amplo galpão para realizar os trabalhos.

Outro ponto importante é ter uma estação de tratamento de efluentes, pois pode ter certeza que a Vigilância Sanitária vai exigir. Precisam também de uma boa frota de carros para fazer a coleta/ entrega nos clientes.

O volume de serviços é maior do que nas lavanderias domésticas, o percentual de lucro é bem menor e a produtividade precisa ser muito alta. Cuidado ao tentar ganhar concorrência com um preço muito baixo, pois dependendo da quantidade de itens, poucos centavos por peça podem gerar um prejuízo grande na operação. Por isso, o gerenciamento de custos precisa ser levado muito à serio!

Então é isso, espero que eu possa ter ajudado a informar um pouco melhor quais são as diferenças entre lavanderia doméstica e industrial a quem está pensando em comprar ou abrir uma lavanderia.

Grande abraço,

Alexandre Maruff

CEO & Founder Sistema SWL

Deixe seu comentário