Ter um plano de negócios é muito importante, pois lá estarão todas as informações sobre o futuro de sua lavanderia, ele será como uma bússola, irá te orientar em todos os sentidos na hora de estruturar seu empreendimento e te ajudará a não cometer erros em sua empresa. Muitas empresas faliram porque não tinham um norte, não sabiam suas fraquezas, oportunidades do mercado, seus diferenciais, entre outras coisas. Ele é um documento de planejamento que irá descrever seu negócio, seus objetivos, o mercado, financeiro, operações e etc. Irá te ajudar a diminuir riscos e facilitará na hora de alcançar seus objetivos.

Planejar é primordial para ter êxito em seu negócio, pois muitos empreendedores principalmente nos primeiros meses tem grandes problemas por não ter um plano de negócios. Ter um plano de negócios é a primeira coisa em que deve ser feito antes de abrir uma lavanderia, conforme a  Harvard Business Review, há 16% mais de chance de ter sucesso em sua empresa com um plano de negócios. Tal documento irá te ajudar a simular cenários favoráveis e não favoráveis, organizar e alinhar informações, você poderá estipular métricas mais concisas no futuro, ajuda na hora de criar estratégias e ajuda na comunicação entre sócios, colaboradores, clientes, investidores, fornecedores e parceiros. Agora que você já entendeu o que é e para que serve você deve estar se perguntando “Como fazer um plano de negócio?”, confira abaixo:

1# – Sumário executivo

O sumário executivo é um resumo das informações mais importantes de sua empresa, como:

  • Descrição de sua lavanderia;
  • Seu diferencial;
  • Missão, visão e valores:
  1. Missão: É o porquê da existência da sua empresa.
  2. Visão: É onde sua empresa deseja chegar.
  3. Valores: São as ideias, atitudes, comportamento e resultados que a sua empresa deseja passar para os clientes através de como se posiciona com seus funcionários, na comunicação, etc.
  • Descrição do empreendedor e de seus colaboradores;
  • Descrição dos serviços que sua Lavanderia oferece;
  • Localização;
  • Enquadramento tributário:

São impostos que a empresa levanta para o governo.

  • Investimento total
  • Forma jurídica

São informações da empresa pela forma jurídica.

Não é necessário escrever um sumário muito extenso, ele só deve ser claro e conciso. Como ele é a primeira parte de seu plano de negócios jamais deixe para escrevê-lo no final, com isso você terá mais clareza, pois isso será a introdução de seu negócio.

2# – Faça uma pesquisa de mercado

Utilizar pesquisa de mercado como uma das formas de definir seu público alvo é fundamental, pois você consegue muitas informações sobre clientes, futuros clientes, o próprio mercado e seus concorrentes. Essa pesquisa serve para você entender o mercado, desse modo você vai entender as oportunidades e as fraquezas de seus concorrente, possíveis ameaças ao seu negócio e as opções de lavanderias que as pessoas têm acesso.

  • Converse com pessoas interessadas no seu ramo

Outra forma de definir o público alvo de sua lavanderia é conversando com pessoas interessadas em seu segmento. Com isso você consegue direcionar melhor sua definição de público alvo especificamente para tais. Mas como fazer isso? Converse sobre, peça a opinião sincera e ouça tudo o que eles têm a dizer.

  • Crie e entre em grupos do seu nicho

Poucas pessoas sabem, mas criar e/ou entrar em grupos do seu segmento em redes sociais como Facebook e Whatsapp pode ajudar a alavancar o seu negócio, tanto na parte de conhecimento, que ajuda a entender o público alvo, a conhecer melhor sua área, a saber os melhores produtos e fornecedores e etc, quanto na parte da divulgação de sua lavanderia.

3# – Entenda e segmente o público alvo

Target ou público alvo é um grupo específico de pessoas que compartilham um perfil similar de possíveis consumidores, eles são o foco da sua lavanderia, pois são seus clientes e possíveis clientes. Com isso para atender melhor os seus clientes e criar uma boa estratégia de marketing, é extremamente necessário definir, entender e segmentar o seu público alvo. Mas como posso definir isso? Você deve se fazer as seguintes perguntas abaixo:

  • Quem são os meus clientes?
  • Para quem eu oferto meus serviços? 
  • O que atrai o interesse deles?

Leia a pesquisa a seguir para entender melhor como você pode responder essas perguntas de forma assertiva. Em pesquisa realizada em 2009 pelo Sindilav, na qual o foco era saber o público alvo das lavanderias, descobriu-se que, em média, a faixa etária dos consumidores é de 43 anos, sendo o gênero feminino predominante, casadas e com filhos. Há uma predominância de público das classes A e B, com nível superior completo. Algumas outras dicas que vão te ajudar na hora de delimitar seu público alvo, como por exemplo:

  • Defina a persona ideal para a sua empresa

Definir seu público alvo é crucial, mas só defini-lo não basta, pois o público alvo é uma visão geral de todos os seus possíveis clientes, já a persona é algo mais profundo e delimitado. No marketing quanto mais segmentar, mais fácil de gerar desejo em seu possível cliente. No entanto, o que é persona? É a definição de um cliente ideal com informações reais para o seu negócio. Para criar uma persona você deve definir suas características como comportamento, características demográficas, criação de histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Segue abaixo um modelo de persona: 

Com tais pesquisas você adquirirá dados importantes sobre os potenciais clientes, suas necessidades, a melhor forma de abordagem, como eles usam e avaliam as opções já existentes, entre outras coisas relevantes. Uma boa pesquisa vai ajudar você a aprimorar seu serviço e você economizará bastante em alterações futuras.

4# – Análise a concorrência

Uma parte muito importante é pesquisar os seus concorrentes, pois assim você irá entendê-los e saberá como se diferenciar deles. É importante saber: Como são os  serviços de seus concorrentes, os diferenciais, como é a forma de atendimento ao público, onde os funcionários estão presentes, quais canais de comunicação utilizam a concentração geográfica do público deles e etc…

5# – Plano de marketing

Ter um plano de marketing é essencial em toda empresa. Aqui você deve descrever todos os seus serviços cuidadosamente, não deixando nem uma vírgula de fora. Você também deve fazer e descrever sua estratégia de vendas e como você deseja divulgar e promover isso para os seus clientes e futuros clientes.

6# – Plano operacional

Basicamente é descrever como a sua empresa funciona em seu dia a dia. Deve conter:

  • Estrutura física de sua Lavanderia;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Capacidade da prestação de serviço;
  • Processos e níveis operacionais;
  • Recursos humanos.

7# – Plano Financeiro

Nele você deve planejar todos os gastos financeiros, despesas iniciais, investimento total, projeção de perdas e lucros, capital de giro, projeção de fluxo de caixa e etc…

8# – Análise de Cenários e Análise Estratégica 

Crie especulações variadas, cenários onde a sua empresa está indo muito bem e outros que ela está indo mal. Faça também uma análise SWOT ou análise FOFA em português, ela vai ajudar a avaliar os ambientes internos e externos da sua empresa. Essa análise é onde você vai descrever as forças da sua empresa, fraquezas, oportunidades do mercado e ameaças.

Assim, você irá se precaver de situações futuras onde você não saberia como agir.

9# – Análise seu plano de negócios

Essa etapa é a etapa onde você senta analisa o seu plano de negócios e vê se está na hora de abrir, de manter ou expandir.

Organizar a sua Lavanderia através de um plano de negócio é imprescindível para não correr riscos ao longo de sua jornada, com ele você também pode fazer uma ótima apresentação para possíveis investidores. Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para o nosso blog? Comente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário