Você quer trabalhar com uma limpeza profissional na sua lavanderia e otimizar seu processo produtivo?

Então fique atento a estes quatro fatores: ação mecânica, ação química, temperatura e tempo.

Estes quatro fatores são conhecidos como Círculo de Sinner. Há diversos tipos de processos para cada tecido ou sujidade, mas os quatro fatores sempre estarão presentes, aumentando a eficiência do processo para uma limpeza profissional.

Os quatro fatores

Ação mecânica: Pode ser manual ou mecânica. É o que vai efetivamente retirar a sujidade do tecido e ajudar na limpeza profissional. É o atrito entre as peças de roupa. Por isso é importante sempre trabalhar respeitando a capacidade da lavadora. Se colocar poucas peças na máquina, haverá pouco atrito entre as peças. Se colocar muitas peças, não haverá espaço para as peças se movimentarem e, consequentemente, menos atrito entre elas.

Ação química: São os produtos químicos utilizados no processo, como detergente, amaciante, acidulante, etc. Em uma limpeza profissional, é necessário escolher o produto químico mais ideal ao tipo de tecido e sujidade e sempre trabalhar com a dosagem recomendada pelo fabricante. Existem diversos fornecedores no mercado, oferecendo excelentes produtos. Existem duas linhas de produtos: líquida ou pó. Os produtos líquidos são mais eficazes, mas possuem um custo maior.

Temperatura: Este fator maximiza a eficiência do produto químico utilizado. Serve como um facilitador para a limpeza profissional, eliminando a gordura (excelente para lavar toalhas e guardanapos de churrascarias) e aumentando o clareamento dos tecidos brancos. É necessário muito cuidado com o controle da temperatura, pois a temperatura excessivamente alta pode danificar o tecido.

Tempo: Varia de acordo com o tecido, sujidade, produto químico e temperatura. Se reduzir o tempo, a peça não ficará bem lavada. Se aumentar o tempo, será desperdício de tempo e energia elétrica. Por exemplo, um processo de higienização completo de lençóis hospitalares pode durar até uma hora e meia, enquanto o processo para edredons com sujidade leve pode demandar apenas vinte minutos.

Processo de limpeza profissional ideal

O ideal é encontrar o equilíbrio entre os 4 fatores. Assim você irá trabalhar com EFICIÊNCIA na limpeza profissional.

Dica

Quando não houver possibilidade de incluir o fator temperatura no processo, será necessário aumentar os outros 3 fatores, mas isso aumentará o custo do seu processo de lavagem. Por isso é muito importante investir em uma caldeira. Assim você poderá aumentar a temperatura da água e reduzir os outros 3 fatores. O benefício de ter uma caldeira é muito grande, pois além de aumentar a temperatura da água, você pode utilizar o vapor para as secadoras (diminuindo o consumo de gás ou energia elétrica) e para os ferros de passar (diminuindo o consumo de energia elétrica).

 

Alexandre Maruff

CEO & Founder Sistema SWL

contato@sistemaswl.com.br

(32) 9 8896-8696

Deixe seu comentário