Abrir um negócio de lavanderia pode ser um investimento lucrativo e a base para o sucesso pessoal e profissional. Os proprietários de lavanderias vêm de todas as esferas da vida – alguns são novos nos negócios ou no empreendedorismo, alguns estão fazendo uma mudança no meio da carreira e alguns proprietários de lavanderias iniciam seus negócios como parte de seu plano de aposentadoria. Alguns se dedicam em tempo integral às operações da lavanderia, enquanto outros abordam isso como um negócio paralelo de meio período.

Cada um desses proprietários pode abordar seus negócios na lavanderia de um jeito diferente. Alguns se concentram mais fortemente no marketing e nas mídias sociais, enquanto outros estão pensando em controles de custos ou equipamentos. Isso pode orientar as decisões do dia-a-dia ou impulsionar estratégias de curto prazo. No entanto, sem experiência no gerenciamento de operações para um negócio de lavanderia, pode ser fácil ignorar alguns aspectos importantes, que podem acabar corroendo suas receitas. O sucesso a longo prazo de uma empresa de lavanderia depende da capacidade de tomar boas decisões de negócios e evitar erros caros.

Se você já tem sua lavanderia ou está pensando em abrir uma, deve evitar esses erros:

1 – Instalar equipamentos baratos

O equipamento de lavanderia é uma das despesas mais significativas que um proprietário de lavanderia enfrenta – e economizar dinheiro em sistemas de lavanderia menos caros pode parecer atraente no momento. No entanto, equipamentos baratos podem facilmente custar mais a longo prazo. 

Economizar em equipamentos pode acabar custando mais caro para o proprietário, pelos serviços e reparos frequentes. Além disso, equipamentos baratos têm uma vida útil significativamente mais curta, exigindo substituição até três vezes mais rápida do que uma máquina de qualidade. 

2 – Falhar ao acompanhar o serviço e a manutenção

Como proprietário de lavanderia, você não pode assinar o velho ditado: “Se não estiver quebrado, não conserte”. O equipamento para sua lavanderia depende de serviço e manutenção regulares para permanecer em ótimas condições de trabalho – e sem isso, o proprietário da lavanderia acabará pagando extra por chamadas e reparos de emergência. Além disso, interrupções não planejadas de equipamentos podem fazer com que você perca clientes fiéis que ficam frustrados com a indiponibilidade do equipamento. Selecionar um parceiro com uma rede de distribuidores confiáveis e equipes experientes de serviço e manutenção é uma das melhores maneiras de economizar dinheiro a longo prazo.

3 – Esquecer o marketing e o envolvimento do cliente

Quando a grande inauguração termina, muitos proprietários de lavanderias entram em uma rotina e esquecem a necessidade crítica de envolver os clientes existentes e atrair novos. Essa falta de esforço pode custar não apenas receita, mas clientes que podem ser conquistados pela publicidade e promoção de um concorrente. Tente usar as redes sociais para alcançar novos públicos e crie um programa de fidelidade do cliente para trazer seus clientes de volta uma e outra vez. Testando, repetindo e melhorando continuamente seus esforços de marketing para sua lavanderia e assim envolver seus clientes e alcançar novos públicos, você pode preparar seu negócio para o sucesso a longo prazo.

4 – Ignorar dados do cliente e métricas de rastreamento

O negócio de lavanderia parece simples na superfície, particularmente no lado do autoatendimento. Mas a tecnologia e a análise de dados também tocaram a indústria de lavanderias, e as empresas que utilizam análises para melhorar os serviços terão uma vantagem competitiva distinta sobre aquelas que não o fazem. Diferentes tipos de dados que podem melhorar um negócio de lavanderia incluem:

Dados do consumidor: Entenda quem são seus clientes pesquisando informações demográficas locais e alinhando seus serviços de acordo. Por exemplo, se sua empresa está cercada por grandes famílias, considere instalar uma proporção maior de máquinas de grande capacidade.

Dados de tráfego de pedestres: Procure padrões no tráfego de pedestres – quais são os horários mais movimentados do dia/semana/mês? Você tem capacidade suficiente para acomodar todos os clientes durante esses horários? Por outro lado, identifique os períodos mais lentos e execute uma promoção sensível ao tempo para ajudar a impulsionar os negócios durante esses horários, como lavagem pela metade do preço toda quinta-feira, por exemplo.

5 – Não ter um bom atendimento ao cliente online

Seus clientes são a força vital do seu negócio. Gerenciar o atendimento ao cliente é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para garantir o sucesso. Isso inclui reclamações e problemas presenciais, mas prestar atenção às avaliações on-line e às redes sociais também é fundamental para as pequenas empresas de hoje.

Diversos consumidores evitam um negócio devido a avaliações online de forma negativa. Um estudo descobriu que 93% dos consumidores com idade entre 35 e 54 anos sempre leem avaliações, 97% também leem as respostas que as empresas podem deixar para avaliações, positivas e negativas.  Portanto, mantenha-se atualizado sobre a presença online da sua empresa e responda aos clientes – para manter os clientes que você tem e atrair novos também. A falha em gerenciar a satisfação do cliente, na internet e no mundo real, pode ter um efeito significativo na retenção de clientes e afetar sua capacidade de expandir para novos públicos.

6 – Não ser proativo

Finalmente, em qualquer negócio, é fácil se tornar complacente; facilitar uma rotina confortável e reagir apenas aos problemas à medida que eles surgem. Mas um proprietário de lavanderia que não está olhando para o futuro pode cometer o erro mais caro de todos – ser superado pela concorrência. E muitas vezes, se você não está procurando maneiras de melhorar seus negócios ou gerenciar problemas proativamente, pode não perceber que há um problema antes que seja tarde demais para corrigir.

Como proprietário de uma pequena empresa, você deve sempre procurar oportunidades para alcançar um novo público, oferecer novos serviços e integrar novos fluxos de receita ao seu negócio. Mantê-lo atualizado pode exigir algum investimento a curto prazo, mas ajudará a fornecer a base para o sucesso a longo prazo.

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