Abrir um negócio de lavanderia pode ser um investimento lucrativo e a base para o sucesso pessoal e profissional. Os proprietários de lavanderia vêm de todas as esferas da vida – alguns são novos nos negócios ou no empreendedorismo, alguns estão fazendo uma mudança no meio da carreira e alguns proprietários de lavanderias começam seus negócios como parte de seu plano de aposentadoria. Alguns se dedicam em tempo integral às operações de lavanderia, enquanto outros a abordam como um negócio paralelo de meio período.
Cada um desses proprietários pode abordar seu negócio de lavanderia de forma diferente. Alguns se concentram mais no marketing de lavanderia e nas mídias sociais, enquanto outros estão pensando em controles de custos ou equipamentos. Isso pode orientar as decisões do dia a dia ou impulsionar estratégias de curto prazo. No entanto, sem experiência no gerenciamento de operações para um negócio de lavanderia, pode ser fácil ignorar alguns aspectos importantes, que podem acabar corroendo suas receitas. O sucesso a longo prazo de uma empresa de lavanderia depende da capacidade de tomar boas decisões de negócios e evitar erros dispendiosos.
As lavanderias devem evitar esses erros dispendiosos:
1. Instale equipamentos baratos
O equipamento de lavanderia é uma das despesas mais significativas que o proprietário de uma lavanderia enfrenta – e economizar dinheiro em sistemas de lavanderia mais baratos pode parecer atraente no momento. No entanto, equipamentos baratos podem facilmente custar mais a longo prazo.
Economizar no equipamento pode custar a um proprietário de lavanderia 40% a mais em serviços, para não mencionar serviços e reparos mais frequentes. Além disso, equipamentos baratos têm uma vida útil significativamente mais curta, exigindo substituição até três vezes mais rápida do que uma máquina de qualidade.
2. Falha em acompanhar o serviço e a manutenção
Como proprietário de lavanderia, você não pode assinar o velho ditado: “Se não estiver quebrado, não conserte”. O equipamento de lavanderia depende de serviço e manutenção regulares para permanecer em ótimas condições de trabalho – e sem ele, o proprietário de uma lavanderia acabará pagando mais por chamadas e reparos de emergência. Além disso, interrupções não planejadas de equipamentos podem fazer com que você perca clientes fiéis que ficam frustrados com a indisponibilidade do equipamento. Selecionar um parceiro com uma rede de distribuidores confiáveis e equipes experientes de serviço e manutenção é uma das melhores maneiras de economizar dinheiro a longo prazo.
3. Esqueça o marketing e o envolvimento do cliente
Uma vez terminada a grande inauguração, muitos proprietários de lavanderias entram em uma rotina e esquecem a necessidade crítica de envolver os clientes existentes e atrair novos. Essa falta de esforço pode custar não apenas receita, mas também clientes que podem ser conquistados pela publicidade e promoção de um concorrente. Tente usar as mídias sociais para alcançar novos públicos e crie um programa de fidelidade do cliente para trazer seus clientes de volta uma e outra vez. Ao testar, repetir e melhorar continuamente seus esforços de marketing de lavanderia para envolver seus clientes e alcançar novos públicos, você pode configurar seu negócio para o sucesso a longo prazo.
4. Ignorar dados de clientes e métricas de rastreamento
A tecnologia e a análise de dados também tocaram a indústria de lavanderia, e as empresas que utilizam análises para melhorar os serviços têm uma vantagem competitiva distinta sobre aquelas que não o fazem. Diferentes tipos de dados que podem melhorar um negócio de lavanderia incluem:
Dados do consumidor: Entenda quem são seus clientes pesquisando informações demográficas locais e alinhando seus serviços de acordo. Por exemplo, se a sua empresa estiver cercada por famílias grandes, considere instalar uma proporção maior de máquinas de grande capacidade.
5. Ignore o bom atendimento ao cliente
Seus clientes são a força vital do seu negócio. Gerenciar o atendimento ao cliente é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para garantir o sucesso. Isso inclui reclamações e problemas presenciais, mas prestar atenção às avaliações on-line e às mídias sociais também é fundamental para as pequenas empresas de hoje.
Um estudo descobriu que 94% dos consumidores evitaram um negócio devido a avaliações on-line negativas. E enquanto outro descobriu que 93% dos consumidores com idade entre 35 e 54 anos sempre leem avaliações, 97% também lêem as respostas que as empresas podem deixar para avaliações, tanto positivas quanto negativas. Portanto, mantenha-se atualizado sobre a presença on-line da sua empresa e responda aos clientes on-line – para manter os clientes que você tem e atrair novos também. A falha em gerenciar a satisfação do cliente, on-line e no mundo real, pode ter um efeito significativo na retenção de clientes e afetar sua capacidade de expandir para novos públicos.
6. Não seja proativo
Finalmente, em qualquer negócio, é fácil se tornar complacente; facilitar uma rotina confortável e só reagir a problemas à medida que eles surgem. Mas um proprietário de lavanderia que não está olhando para o futuro pode cometer o erro mais caro de todos – ser superado pela concorrência. E muitas vezes, se você não está procurando maneiras de melhorar seu negócio ou gerenciar problemas de forma proativa, pode não perceber que há um problema antes que seja tarde demais para corrigir.
Como proprietário de uma pequena empresa, você deve estar sempre procurando oportunidades para alcançar um novo público, oferecer novos serviços e integrar novos fluxos de receita ao seu negócio. Mantê-lo fresco pode exigir algum investimento a curto prazo, mas ajudará a fornecer a base para o sucesso a longo prazo.
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