Pesquisas mostram que os profissionais de marketing que estabelecem metas têm 376% mais chances de relatar sucesso do que aqueles que não o fazem. Sim, você leu certo.
As metas são uma ferramenta inegavelmente poderosa para ajudar sua equipe de marketing a fazer um ótimo trabalho. No entanto, nem todos os objetivos são criados iguais.
Se você deseja criar objetivos que aumentem a motivação e empurrem sua equipe para a linha de chegada, as metas de marketing SMART são sua melhor apostas.
Quais são as metas de marketing SMART?
As metas de marketing SMART são metas estabelecidas usando a estrutura SMART. Este acrônimo significa:
- Específico
- Mensurável
- Atingível
- Relevante
- Limite de tempo
Você pode ver palavras ligeiramente diferentes trocadas por algumas dessas letras, mas elas significam em grande parte as mesmas coisas. Quando você usa uma abordagem SMART para objetivos de marketing, isso significa que você está definindo metas para projetos e campanhas que são:
- Específico: Claro e focado em um alvo
- Exemplo: Vamos aumentar o tráfego para o nosso blog
- Mensurável: Quantificável com uma métrica anexada
- Exemplo: Vamos aumentar o tráfego para o nosso blog em 50%
- Atingível: Realisticamente capaz de ser alcançado
- Exemplo: Vamos aumentar o tráfego para o nosso blog em 25%
- Relevante: Vinculado a um objetivo de negócios ou marketing mais amplo
- Exemplo: Vamos aumentar o tráfego para o nosso blog em 25% para promover nossa reputação como líder confiável do setor
- Limite de tempo: anexado a um prazo
- Exemplo: Vamos aumentar o tráfego para o nosso blog em 25% até o final do segundo trimestre para promover nossa reputação como líder confiável do setor
Ao escrever objetivos de marketing SMART, você trabalha com as letras do acrônimo para confirmar que a meta que você está criando verifica cada uma dessas caixas.
Quais são os benefícios de definir metas de marketing SMART?
Definir metas de marketing SMART requer um pouco mais de reflexão do que simplesmente decidir sobre uma meta. Por que investir tempo no uso de uma estrutura SMART? Pode levar a uma série de vantagens, incluindo:
- Maior clareza: Imagine que você parou com o primeiro exemplo de objetivo acima e simplesmente afirmou que planejava aumentar o tráfego do blog. Sua equipe de marketing fica com muitas perguntas: Por que isso é importante? Existe um prazo? Como eles saberão quando forem bem-sucedidos? Maior transparência e clareza são um dos maiores benefícios das metas SMART. Quando apenas cerca de metade dos funcionários concorda que sabe o que se espera deles no trabalho, esse nível de detalhe é importante.
- Motivação aprimorada: Quando você e sua equipe têm uma melhor compreensão do que precisa ser realizado e quando é mais provável que você sinta maior motivação para ir atrás dele. Quando você documenta essas metas SMART, a motivação recebe um impulso ainda maior. Um estudo descobriu que escrever metas torna você significativamente mais propenso a alcançá-las.
- Melhores prioridades: À medida que você passa pelo processo de definição de metas de marketing SMART, você precisa garantir que seu objetivo atenda a diferentes critérios. Isso não só ajuda você a criar melhores objetivos, mas também serve como uma verificação intestinal sobre quais valem a pena perseguir. Por exemplo, se você está lutando para determinar como uma meta marca a caixa “relevante”, talvez ela não precise estar no topo da lista de prioridades da sua equipe agora.
Em suma, definir metas SMART envolve um pouco mais de graxa no cotovelo do que jogar uma linha de chegada ambígua em sua equipe, mas vale a pena pensar e se esforçar.
Quem deve definir as metas SMART para sua equipe?
Dependendo do tamanho do seu departamento de marketing, as metas SMART devem ser definidas pelo líder ou gerente da equipe. Definir e verificar essas metas envolve muita pesquisa, planejamento, conversar com outros membros da equipe e prestar muita atenção aos detalhes. É importante que quem quer que seja responsável por definir metas SMART tenha seus valores em mente o tempo todo – eles devem estar sempre se perguntando se uma meta atende aos critérios SMART e, se não atender, como trabalhar com a equipe para ajustar seus objetivos.
Embora um único líder de equipe possa assumir o comando na definição de metas SMART, isso ajuda se todos os membros da equipe tiverem uma compreensão e uma apreciação pelos critérios SMART. Se a sua equipe tiver conhecimento do seu método de definição de metas, isso os ajudará a se sentirem incluídos no processo, dando-lhes mais motivação para ter sucesso e prosperar dentro da equipe. Além disso, uma compreensão das metas SMART ajuda os colegas de equipe de todos os níveis a melhorar suas habilidades, implementando-as de suas próprias maneiras pessoais. Se eles estão procurando crescer em uma área específica de sua função, recomende que eles usem o SMART para definir marcos para si mesmos ao longo desse caminho.
Como você define metas SMART realistas para campanhas?
Um dos maiores desafios que as equipes enfrentam ao definir metas SMART é garantir que elas sejam realistas em cada peça, particularmente a métrica de sucesso e o prazo.
Você não pode prever o futuro, então como você pode se sentir confiante de que seus objetivos são alcançáveis? As coisas mudam, e nunca há uma garantia. Mas aqui estão algumas maneiras de manter os pés no chão e certifique-se de marcar essa parte “atingível” do acrônimo:
- Apoie-se em dados históricos: De métricas de desempenho passadas e análises de gerenciamento de marketing a cronogramas de projetos anteriores, você provavelmente tem toneladas de informações que pode usar para informar seus próximos objetivos – em vez de adivinhar.
- Converse com os membros da sua equipe: Em vez de definir metas por conta própria, conecte-se com sua equipe de marketing e colete seus insights. São eles que fazem a maior parte do trabalho, então eles poderão verificar a realidade sobre seus objetivos.
- Considere metas de alongamento: Há uma linha tênue entre ser ambicioso e ser irrealista. Você quer que seu objetivo motive sua equipe, mas não deve ser tão alto que os desencoraje. Considere ter duas versões do mesmo objetivo SMART: a versão regular e a versão stretch. Um objetivo de alongamento é aquele que parece impossível, dadas as suas capacidades atuais. Ter essa versão de nível superior pode apenas levar sua equipe a superar o objetivo original sem se bater se eles não atingirem a meta de alongamento.
Tenha em mente que a definição de metas é um processo de aprendizagem. À medida que você define mais metas de marketing SMART, descobrirá mais sobre o que é possível para sua equipe – e essas são informações que você deve usar ao definir metas futuras.
Como medir e monitorar metas SMART
Definir sua meta de marketing é apenas o começo. Depois de ter seu objetivo, você e sua equipe de marketing precisam trabalhar para alcançá-lo.
É importante monitorar regularmente seu progresso em direção aos seus objetivos.
- Defina check-ins regulares: Uma dica simples é definir uma reunião regular onde você e sua equipe possam se conectar sobre seu progresso. A frequência desse check-in varia de acordo com a duração do seu objetivo, mas o ponto é que você não deve iniciar uma campanha e só discutir o desempenho depois de atingir a data de término.
- Estabeleça minimarcos: Se você tem um grande objetivo de marketing, é útil dividi-lo em marcos menores – isso faz com que pareça muito mais gerenciável e torna mais fácil identificar se você estiver saindo do curso. Por exemplo, se você está determinado a aumentar sua lista de e-mail em 20.000 até o final do ano, você deve adicionar cerca de 5.000 assinantes a cada trimestre.
- Tenha as ferramentas certas: monitorar e medir seus objetivos é mais fácil se você tiver a tecnologia certa do seu lado. Procure uma plataforma de gerenciamento de projetos que forneça os insights de que você precisa para monitorar efetivamente o desempenho e o progresso do projeto.
O monitoramento não apenas lhe dá a chance de dar um passo atrás e celebrar o que você fez (o que é importante para manter a motivação), mas também oferece uma oportunidade de corrigir o curso, se necessário.
Exemplos de metas e objetivos de marketing SMART
Às vezes, um exemplo é a melhor maneira de esclarecer como deve ser uma meta de marketing SMART. Então, reunimos alguns exemplos de objetivos de marketing SMART para servir de inspiração:
- Impulsione mais inscrições de avaliação gratuita aumentando a taxa de cliques em nossos anúncios de mídia social para 3% até o final deste mês
- Melhore nosso alcance orgânico classificando nos três primeiros resultados de pesquisa para cinco palavras-chave relevantes até o final do ano
- Redesenho do blog para aumentar o tempo médio gasto em cada página em 30 segundos até o próximo trimestre
- Aumente nossa reputação planejando e hospedando cinco webinars sobre tópicos relevantes neste ano civil
- Crie uma campanha de e-mail para o lançamento do produto do próximo trimestre que atinja uma taxa média de abertura de pelo menos 27%
Tenha em mente que esses são apenas alguns exemplos para você começar – há uma série de outros exemplos de metas de marketing SMART que você pode criar por conta própria.