Se você administra uma lavanderia, já estará bem ciente da concorrência lá fora. É provável que você esteja lidando com muitas empresas de lavagem de roupas em sua área local e possa estar lutando para se destacar da multidão.
Não importa o quão difícil seja a concorrência, estratégias de marketing eficazes podem ajudá-lo a vencer os concorrentes e crescer como empresa. Comercializar seu negócio de limpeza não significa apenas pagar por anúncios ou confiar no boca a boca – existem estratégias muito mais interessantes que você pode implantar. Aqui estão cinco deles:
Concentre-se nos mecanismos de busca
Qualquer empresa local deve priorizar os mecanismos de busca em seus esforços de marketing. Uma pesquisa recente descobriu que 93% dos consumidores usam mecanismos de busca para encontrar empresas locais. Não importa o quão bem conhecida seja sua empresa localmente, os mecanismos de busca são a melhor maneira de atrair novos clientes.
Uma estratégia de marketing de mecanismos de busca para uma empresa de lavagem de roupas pode incluir o seguinte:
Anúncios pagos do Google e segmentação geográfica
O alto nível de concorrência em pesquisas orgânicas para empresas locais de lavanderias pode significar que os anúncios pagos são o seu melhor caminho a seguir. O Google Ads pode ajudá-lo a obter mais visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, pois você aparecerá na parte superior da página como um anúncio pago.
Os anúncios pagos no Google geralmente são econômicos para empresas locais, pois o Google usa um modelo de pagamento por clique (PPC). Isso significa que você só paga quando um usuário clica no seu site através do anúncio pago, e você pode definir um limite a cada mês. Claro, os cliques nem sempre se convertem em clientes, mas se um usuário estiver no seu site, você faz parte do caminho até lá.
Um aspecto importante do uso de anúncios pagos para empresas locais, como empresas de limpeza, é a segmentação geográfica. Nas configurações da campanha no painel do Google Ads, você pode adicionar locais direcionados aos seus anúncios. Isso significa que você pode segmentar usuários em sua área local, cidade ou estado, em vez de usuários em todo o país.
SEO no local
Se você optar por anúncios pagos ou ficar com pesquisas orgânicas para direcionar os usuários para o seu site, seu site deve ser otimizado para mecanismos de pesquisa. Isso significa garantir que seu site:
- Carrega rapidamente – Os mecanismos de busca levam em consideração fatores técnicos, como tempos de carregamento, ao classificar os sites. Certifique-se de que seu site não seja lento para carregar.
- É otimizado para dispositivos móveis – Tanto os usuários quanto os mecanismos de busca reconhecem a importância de ter um site acessível e otimizado para usuários móveis.
- Contém palavras-chave – Usando ferramentas como o Google Keywords Planner, você pode descobrir o quão populares são certas palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Idealmente, você deve incluir palavras-chave de cauda longa de baixo volume nos títulos, títulos de páginas, URLs e metadescrições do seu site. Palavras-chave de cauda longa significam focar em frases-chave mais longas, como “limpeza a seco em João Pessoa” (ou onde quer que você esteja) ou “limpeza a seco comercial”, em vez de uma palavra-chave de cauda curta como “limpeza a seco” sozinha, pois você terá menos concorrência por elas.
- Está cheio de conteúdo original – Os mecanismos de busca odeiam conteúdo duplicado, portanto, certifique-se de que seu site esteja cheio de conteúdo único e original. Evite copiar conteúdo em várias páginas ou copiar conteúdo de outros sites se quiser ranquear bem.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é o processo de criação de conteúdo exclusivo e relevante que direciona os usuários para o seu site. Isso pode incluir a criação de um blog em seu site onde você possa postar artigos relevantes, como dicas e truques de limpeza de tecidos. Isso aumentará seu ranking de SERP e dará autoridade à sua empresa aos olhos dos usuários.
O marketing de conteúdo também é uma ótima maneira de aumentar seu tráfego de referência – tráfego que vem através de links para o seu site a partir de outros sites. Isso envolve escrever guest posts para outros sites ou trabalhar com uma agência de marketing de conteúdo para colocar links para o seu site em blogs e artigos.
Crie um ótimo site
Falamos muito sobre direcionar os usuários para o seu site, mas tudo isso será em vão se você não tiver um bom site.
Sites que são difíceis de navegar e não exibem claramente as informações que seus clientes estão procurando são desanimadores e podem fazer com que os clientes optem por outro negócio.
Seu site deve incluir:
- Uma barra de navegação e pesquisa para que os usuários possam encontrar facilmente o que estão procurando.
- Endereço e detalhes de contato da sua equipe na loja ou do seu call center de entrada.
- Um apelo à ação que incentiva os clientes a visitarem sua lavanderia hoje.
- Uma lista de preços e quaisquer ofertas promocionais.
- Avaliações positivas de clientes que mostram os melhores aspectos do seu negócio.
Como mencionado acima, seu site também deve ser rápido de carregar e otimizado para usuários móveis, se você quiser converter visitantes do site em clientes.
Além dos elementos acima, há fatores estéticos a serem considerados. Você não precisa de um site chamativo, mas alguma personalização do site que inclua muitas fotos, paletas de cores atraentes e até mesmo alguma animação atrai clientes em potencial.
Execute campanhas promocionais
Campanhas promocionais são uma ótima maneira de atrair novos clientes e incentivar clientes de retorno também. Pense em qual canal você deseja anunciar suas promoções. Se você quiser tentar algo além de rádio, TV e impressão, que tal uma dessas estratégias?
E-mail marketing
O marketing por e-mail requer a criação de uma lista de e-mail. As empresas de lavagem podem coletar e-mails quando os clientes reservam um horário, você envia recibos por e-mail ou simplesmente pergunta aos clientes na loja se eles gostariam de se inscrever.
Depois de ter uma lista de e-mail, você pode preparar uma campanha de marketing por e-mail. Isso pode significar comunicar promoções e ofertas sazonais ou enviar um e-mail para seus clientes com conteúdo útil do seu blog, como cuidados posteriores de limpeza a seco ou dicas de remoção de manchas DIY. Esses e-mails estão lá para interagir com os clientes, lembrá-los sobre o seu negócio e incentivá-los a aproveitar ao máximo as promoções.
Marketing por SMS
O marketing por SMS também é uma maneira popular para as empresas locais realizarem campanhas promocionais. Os clientes geralmente ficam felizes em receber promoções por mensagem de texto e, com a maioria de nós verificando nossos telefones centenas de vezes ao dia, você pode ter certeza de que suas promoções serão vistas.
As lavanderias que consideram optar por VoIP vs. telefones fixos para seus negócios devem considerar o benefício do VoIP (voz sobre IP), com muitos provedores permitindo que você programe seu número de telefone comercial para enviar textos automatizados aos clientes. Isso pode incluir ofertas promocionais, bem como lembretes para coletar limpeza a seco.
Mercado em várias mídias
Ter uma abordagem multimídia para sua estratégia de marketing é essencial nos dias de hoje. De anúncios de jornais a campanhas de vídeo de mídia social, há muitos meios que você pode aproveitar para seus esforços de marketing.
Vídeo
As empresas de lavagem de roupas podem aproveitar ao máximo o marketing de vídeo criando vídeos divertidos, envolventes e informativos sobre seus negócios. As lavanderias já podem estar sendo comercializadas por meio de anúncios de TV, mas o marketing de vídeo não termina aí.
As mídias sociais são um canal de marketing essencial para empresas locais. O upload de vídeos para as mídias sociais aumentará sua presença on-line e identidade de marca e atrairá novos clientes.
Impressos
Estratégias de marketing digital são importantes, mas para empresas locais, como lavanderias, a publicidade impressa tradicional ajudará você a alcançar seu público-alvo.
Criar folhetos ou cartões postais com promoções, listas de preços e direções para sua loja é uma maneira simples, mas eficaz, de comercializar sua lavanderia. Isso é especialmente importante se você quiser alcançar clientes locais que podem não usar tanto a internet – como aposentados.
Recompense os clientes
Recompensar seus clientes fiéis é uma parte essencial do funil de relacionamento, pois garante que os clientes continuem voltando ao seu negócio. Também pode beneficiar seus esforços de marketing.
Recompensas para revisores
Avaliações on-line podem fazer ou quebrar o seu negócio. Ao procurar empresas locais, é altamente provável que os usuários vejam as avaliações. Muitas vezes, nenhuma avaliação é tão ruim quanto críticas ruins. Além disso, as avaliações on-line podem ajudá-lo a garantir que você esteja atendendo às suas métricas de satisfação do cliente.
Se você não tem muitas avaliações on-line para o seu negócio de limpeza, considere recompensar os clientes que escrevem avaliações. Isso pode ser um voucher ou desconto para sua próxima visita – uma maneira infalível de obter uma avaliação e um cliente de retorno.
Programa de indicação
Os programas de referência são outra estratégia de marketing popular para empresas de limpeza a seco. O boca a boca é uma maneira extremamente eficaz de conseguir novos clientes, então por que não recompensar seus clientes fiéis por ajudá-lo?
Um programa de indicação dá aos clientes um incentivo para encaminhar seus amigos e familiares para o seu negócio. Um programa típico de indicação ofereceria uma recompensa tanto para o cliente indicado quanto para o referenciador. Se você decidir criar um aplicativo para o seu negócio, também poderá integrar seu programa de referência a ele. Os clientes podem receber uma recompensa maior se indicarem mais clientes.
Atualize suas estratégias de marketing agora
Se você precisa revigorar as estratégias de marketing do seu negócio de limpeza a seco, essas cinco ideias interessantes podem ser o caminho a percorrer. De programas de referência a vídeos promocionais, você pode ganhar novos clientes, fidelizar o cliente e promover sua marca com marketing eficaz.