Levar o seu negócio para o próximo nível pode ser desafiador, mas vale a pena se você tomar as medidas certas.
Ter um negócio familiar não é uma caminhada no parque, especialmente por causa da bagagem emocional que vem junto com laços de sangue, e que pode influenciar e afetar um negócio de várias maneiras.
Mas se for bem gerenciado, pode ser tão bem-sucedido quanto uma empresa corporativa, crescendo ao longo do tempo e, o mais gratificante, transmitindo-o de geração em geração como um bem comum entre os entes queridos envolvidos.
Como já mencionamos, levar uma empresa familiar para o próximo nível pode ser bastante desafiador, mas não há necessidade de ter medo. Com estas dicas, sua empresa terá mais sucesso do que nunca:
Todo mundo tem talento
Identificar as habilidades e pontos fortes de cada um dos membros da sua equipe é o ingrediente chave para manter a empresa funcionando sem problemas.
Atribua funções dependendo de como elas podem contribuir para o crescimento da empresa e desenvolver estruturas com processos internos e descrições de cargos (incluindo sua família). Todos devem conhecer suas tarefas e objetivos dentro da empresa.
Crie um Conselho de Família
Um conselho de família é um movimento estratégico e positivo em direção ao crescimento do seu negócio.
Isso ajudará você a tomar decisões como um todo e encontrar consenso, reduzir conflitos e unificar, fornecendo uma maneira organizada de alcançar os objetivos da empresa e formalizando o vínculo entre família e empresa para as gerações vindouras.
Se você não sabe por onde começar, existem empresas de consultoria especializadas nesse tipo de empresa, configurando um bom protocolo familiar e colocando-o no papel em vez de acordos verbais.
Todos a bordo!
Se você deseja expandir sua lavanderia, precisa que todos estejam na mesma página, especialmente entre os parceiros familiares da empresa. Para crescer, você precisa ter a mesma quantidade de compromisso em cada um dos membros da equipe, além de compartilhar a mesma visão para o negócio. Deixe a todos saber por que você gostaria de crescer e como isso beneficiará o negócio a longo prazo, e podemos garantir que todos eles estarão a bordo.
Contratar fora da caixa (familiar)
Procurar candidatos externos pode parecer que você está saindo da sua zona segura, mas adicionar profissionais talentosos e não relacionados à sua empresa se traduz em um ponto de vista neutro e ideias novas e diferentes para o bem do negócio.
Dito isto, certifique-se de escolher seus funcionários com sabedoria. Eles devem estar qualificados para o cargo e, o mais importante, ter os mesmos valores e representar a empresa como se fossem sua própria família.
Desenvolva um plano de sucessão
Um plano de sucessão deve incluir o curso de ação para quando chegar a hora da aposentadoria, quem será responsável pelo negócio assim que os fundadores decidirem finalmente passar a tocha, o planejamento financeiro e também garantir que o trabalho ainda será feito, mesmo que o proprietário não esteja mais presente na empresa.
Como você pode ver, ter uma empresa familiar representa desafios únicos que exigirão organização e gerenciamento, mas se você encontrar o equilíbrio certo, o crescimento virá em seguida.