É comum empresas fazerem recesso entre o Natal e o Ano Novo. Se esse for o caso do seu estabelecimento, isso significa tempo para você e seus funcionários se reunirem com suas famílias e passarem algum tempo especial juntos.
Mas quando você é proprietário de uma pequena empresa, colocar o negócio em espera, mesmo que seja por alguns dias, pode parecer um grande risco. Bem, adivinhe? Você e sua equipe podem tirar um tempo de folga sem perder clientes ou vendas! É possível! O que precisa fazer é organizar seu tempo, gerir de forma eficiente seu negócio e se planejar.
Continue lendo para descobrir algumas estratégias para manter seus clientes fiéis e obter as férias que você e sua equipe merecem:
Seja transparente com seus clientes:
Se você vai fechar cedo durante as férias ou tirar alguns dias de folga, você precisa se comunicar com seus clientes para que eles possam planejar com antecedência e estar cientes de que podem ter que deixar as roupas com antecedência para tê-las prontas antes que a hora das festas chegue.
Para garantir que eles recebam a mudança de horário, use os canais que eles costumam procurar quando querem ouvir de você: mensagens de texto, postagens de mídia social ou até mesmo quando forem retirar seu pedido. Lembre-se, avisar muito mostra que você está considerando as necessidades deles, e isso é muito apreciado por eles.
Gerencie o tempo de folga da sua equipe com sabedoria
Muitas empresas planejam as férias de seus funcionários com um ano de antecedência, mas se esse não for o seu caso, você ainda tem opções para ter sua lavanderia funcionando durante as férias.
A primeira opção é seguir a regra “primeiro a chegar, primeiro a ser servido” para evitar que os funcionários tirem suas férias de uma só vez.
Outra ideia é oferecer um diferencial salarial de férias para mantê-los motivados e interessados em trabalhar durante dias especiais. Você também pode organizar o horário de trabalho da equipe, para que você sempre possa ter cobertura em sua loja e, ao mesmo tempo, dar aos seus funcionários o merecido tempo de folga.
Contrate alguma ajuda de curto prazo
Trabalhadores temporários podem vir em socorro para aliviar algum estresse nas férias, garantindo que seus clientes ainda recebam o serviço que estão acostumados a receber de você.
Reserve dinheiro
Planejar com antecedência financeiramente pode poupar muito estresse durante e após as festas de final de ano.
Você só precisa pensar em como esses dois dias afetarão sua empresa e se preparar com antecedência para quando chegar a hora: faça uma estimativa do orçamento da sua empresa para obter ajuda extra, planeje contingências ou até reserve algum dinheiro da sua conta bancária a cada semana para que, quando você voltar, suas economias estejam lá esperando para serem usadas.
Desconecte e aproveite as férias
Quando foi a última vez que você realmente se desconectou do seu negócio e se divertiu com sua família?
Não se esqueça de que tirar uma folga também é física e mentalmente benéfico para você e seus funcionários e mantém você longe da chance de esgotamento. Mais importante ainda, a empresa ainda estará lá quando você voltar, e você e sua equipe voltarão sentindo-se frescos e vigorosos.
Estar longe pode ser caro, mas não é motivo para pular seus merecidos dias de folga! Com um plano sólido, você pode atingir suas metas de vendas sem sacrificar o tempo em família.